SOBRE A TAILÂNDIA
O país é uma monarquia constitucional, encabeçada pelo rei Maha Vajiralongkorm desde 2016. O rei da Tailândia é intitulado chefe de Estado, chefe das Forças Armadas, defensor da religião budista e o defensor de todas as religiões.
A Tailândia é o 50.º maior país do mundo em área territorial, com uma área de aproximadamente 513.120 km², sendo o 20.º mais populoso do planeta, com população maior que 68 milhões de habitantes. A capital e maior cidade do país é Banguecoque, que é o centro político, comercial, industrial e cultural da Tailândia. Cerca de 75% da população é etnicamente tailandesa, 14% é de origem chinesa e 3% é etnicamente malaia. Os grupos minoritários incluem os Mons, os Khmers e várias tribos. O idioma oficial do país é o tailandês, sendo o inglês o segundo idioma mais falado. A religião principal é o budismo, praticado por maior parte da população.
A economia da Tailândia experimentou um relevante crescimento entre 1985 e 1996, sendo que o mesmo é, atualmente, um país recém-industrializado e um grande exportador. O turismo também contribui significativamente para a economia tailandesa. Existem cerca de 2,2 milhões de imigrantes legais e ilegais na Tailândia, e o país tem atraído um grande número de expatriados de países desenvolvidos.
PRINCIPAIS CIDADES:
BANGKOK
Sendo conhecida como a “Cidades dos Anjos”, essa é uma das cidades do mundo que irá te impressionar, a partir do momento que chegar. Muitos templos, histórias milenares, contos e tudo que possa imaginar, já rondou por essa cidade tão antiga. Caminhando, irá identificar a região mais antiga, com estruturas do século 18 e a região mais moderna com arranha-céus de tirar o fôlego.
Outro atrativo interessante nos arredores de Banguecoque é o Mercado Flutuante. Este tipo de comércio é bem tradicional, onde os tailandeses com seus barquinhos, fazem a comercialização de frutas, vegetais frescos, frutos do mar e até comida feita na hora. É uma oportunidade de navegar em um transporte tradicional, ter contado direto com os locais que passam e conhecer outro lado de Banguecoque. Os mercados mais tradicionais da cidade são: Taling Chang Floating Market, Khlong Lat Mayom Floating Market, Amphawa Floating Market e o Damnoen Saduak Floating Market.
Faltou em Tailândia, não tem como esquecer as massagens terapêuticas da Tailândia! Uma junção do yoga, movimentos rigorosos e pressão, é tudo que vai desejar antes ou depois de uma longa caminhada pela cidade para revigorar. Em vários cantos da cidade ou até mesmo os hotéis possuem este serviço para todos os bolsos. Um dos melhores programas do sudeste asiático.
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE:
- Templo do Buda Reclinado (Wat Pho);
- Templo do Buda de Esmeralda (Wat Phra Kaeo);
- Templo do Amanhecer (Wat Arun);
- Casa de Jim Thompson;
- O Grande Palácio;
- The Chakri Group (Phra Thinang Chakri Maha Prasat);
- Khao San Road;
- Muangboran (Ancient City);
- Wat Pak Nam;
- Wat Bowonniwet Vihara;
- Monte Dourado (Wat Saket).
CHIANG MAI
Conhecida como a “Rosa do Norte”, é a segunda maior cidade do país, responsável pela cultura no norte e por isso o motivo de tanta procura. Está praticamente a 800km (9 horas) de Banguecoque. Muitos são os atrativos nesta cidade, então se programe, pois é uma infinidade de coisas para se entreter e buscar o conforto espiritual.
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE:
- Karen’s Tribe Native Elephants;
- Lanna Kingdom Tours;
- Blue Daily Elephant Care;
- Sawasdee Chiang Mai Tour;
- Wat Pha Lat;
- Wat Chedi Luang;
- Wat Phra Singh;
- Wat Phra Wat Phra That Doi Kham (Temple of the Golden Mountain);
- Monkchat Meditation Retreat;
- Wat Sri Suphan.
AYUTTHAYA
Esta cidade foi a antiga capital do país (na época a Tailândia era chamada de Sião), é uma boa opção pra quem está em Banguecoque ou ter uma estadia antes de seguir caminho para Chiang Mai. Devido a quantidade de templos, é humanamente impossível conhecer tudo em um curto tempo. A riqueza das informações nesta cidade é incrível. Aproveite a região ao máximo!
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE:
- Wat Chaiwatthanaram;
- Wat Phra Sri Sanphet;
- Wat Mahathat;
- Wat Panan Choeng;
- Wat Yai Chai Mang Khon;
- Temple of the Royal Restoration (Wat Ratchaburana);
- Wat Phu Khao Thong (Golden Mount);
- Wat Phra Ram;
- Wat Phutthaisawan Temple;
- Chao Praya River.
PATTHAYA
Essa é a cidade conhecida por ter os maiores prédios do país, depois da capital Banguecoque. A região está a oeste, beirando o golfo da Tailândia e a noite, bastante movimentada, com muitos bares e bastante entretenimento para o público adulto.
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE:
- Ramayana Water Park;
- Sanctuary of Truth (Prasat Sut Ja-Tum);
- Art in Paradise;
- Museu Anek Kuson Sala (Viharnra Sien);
- Big Buddha;
- Lanpho Nakluea Market;
- Tiger Park;
- Pattaya City Sign – Viewpoint;
- Jomtien Beach Night Market;
- Million Years Stone Park & Pattaya Crocodile Farm.
CHIANG RAI
Ao extremo norte do país, essa cidade faz parte do Triângulo Dourado. Lugar com centenas de montanhas, é um ótimo cartão postal de uma viagem de aventura, templos que fazem qualquer pessoa se hipnotizar com seus detalhes e muito deslumbre.
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE:
- Tad Kwan Village Park & Waterfall;
- Wat Rong Sear Tean;
- Wat Rong Khun;
- Wat Huai Pla Kung Temple;
- Wat Phra Kaeo (Temple of the Emerald Buddha);
- Mae Fah Luang Art and Culture Park;
- Khun Korn Waterfall;
- Doi Mae Salong;
- Wat Phra Singh;
- Chiang Saen.
COMO CHEGAR NA TAILÂNDIA
Há várias empresas que iniciam essa viagem, porém com conexões. As empresas são: Ethiopian Airlines, United, Qatar, Emirates, KLM, Air France, Swiss, British Airlines, Alitalia, Turkish Airlines, South Africa Airlines e Lufthansa.
A CULINÁRIA LOCAL
Realmente na culinária tailandesa, existem pratos bem apimentados e para apreciá-los, precisará ter coragem. Há situações que os condimentos ficarão na mesa, se não, peça os seus pratos com pouca ou sem pimenta. Para a tranquilidade de muitos, existem pratos que são menos picantes e assim não deixará de aproveitar o contato direto com a culinária local. A cozinha internacional está presente, então caso queira, há restaurantes italianos, japonesas e francesas.
OS PRINCIPAIS PRATOS TÍPICOS (POUCO PICANTE):
- Pad Mai;
- Papaya Salad;
- Khao Pad;
- Pad See Ew;
- Gai Pad;
- Tom Kha Gai;
- Mango Sticky Rice;
- Tab Tim Krob.
OS PRINCIPAIS PRATOS TÍPICOS (PICANTE):
- Som tam – Salada de mamão;
- Tom Yum Kung – Sopa de camarões picantes e leite de coco;
- Chicken Rice ou khao man kai.
GEOGRAFIA
Oficialmente chamada de Reino da Tailândia, é um estado soberano asiático situado no centro da Indochina e faz fronteira com Myanmar a nordeste/oeste, com Laos a nordeste/leste e com o Camboja ao sudeste.
RELIGIÃO
Budismo Theravada é a religião com maior volume, mas também há o islamismo, o cristianismo e o hinduísmo.
FESTAS:
- Ano Novo Chinês;
- Festival do Ano Novo Tailandês Songkran;
- Festival Loi Krathong;
- Magha Puja;
- Chakri;
- Songkran;
- Dia do Trabalho;
- Dia da Coroação;
- Vesak;
- Asalha Puja;
- Vassa;
- Aniversário da Rainha;
- Wan Ok Phansa;
- Chulalongkorn;
- Aniversário do Rei;
- Dia da Constituição;
- Véspera de Ano-Novo.
CLIMA/MELHORES ÉPOCAS
O clima do país é tropical e para evitar a temporada de chuvas fortes, é recomendável conhecer o país entre os meses de novembro a março. O mês extremamente quente é o de abril. Não perca a oportunidade de conhecer as melhores praias do país: Maya Bay Phi Phi, Bamboo Island, Phi Phi, Sunrise Beach, Koh Lipe, Phra Nang Beach Railay, Raya Island Phuket, Sunrise Beach Koh Lipe.
CURIOSIDADES:
- O país é conhecido como a “Terra dos Sorrisos”;
- Cada dia da semana tem uma cor;
- Dar um par de gatos siameses no casamento de alguém, simboliza o gesto de boa sorte no matrimônio;
- Na Segunda Guerra Mundial, o país declarou guerra aos Estados Unidos e ao fim da guerra, se tornou aliado dos Estados Unidos;
- De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o país é o 13º país mais amigável do mundo, o primeiro é a Islândia;
- 600 macacos recebem duas toneladas de salsinhas grelhadas no Templo Pra Prang Sam Yot, por trazem milhares de turistas a cada ano;
- O país foi o único no sudeste asiático que não foi colonizado por europeus.