Área
Capital
População
Moeda
Nacionalidade
Localização
Fuso Horário
O Panamá está localizado na América Central, fazendo a ponte natural entre a América do Norte e a América do Sul. Ele é conhecido por seu formato estreito e comprido, com o Mar do Caribe ao norte e o Oceano Pacífico ao sul. Sua localização estratégica abriga uma das obras de engenharia mais importantes do mundo: o Canal do Panamá, que conecta os dois oceanos e é vital para o comércio marítimo global.
O Canal do Panamá é uma das maiores façanhas da engenharia mundial. Inaugurado em 1914, ele tem cerca de 82 km de extensão e reduz em milhares de quilômetros a viagem de navios entre o Atlântico e o Pacífico.
Desde 1999, o controle do canal é totalmente panamenho. Em 2016, foi concluída uma ampliação que permite a passagem de navios ainda maiores (os chamados Neo-Panamax).
O Panamá é um destino riquíssimo para amantes da natureza. Com mais de 30 parques nacionais e reservas naturais, oferece:
A população panamenha é bastante diversa, com influências indígenas, afro-caribenhas, europeias e de imigrantes de várias partes do mundo (principalmente chineses e judeus sefarditas).
A cultura é vibrante, com destaque para:
O Panamá é um destino emergente para o turismo, oferecendo uma combinação de:
O Panamá é um destino de surf ainda relativamente pouco explorado, mas com um enorme potencial. O país oferece ondas de qualidade tanto no Oceano Pacífico quanto no Mar do Caribe, com diferentes tipos de fundo, desde beach breaks, reef breaks até point breaks.
O Pacífico panamenho oferece as melhores e mais consistentes condições de surf durante a estação das chuvas (abril a novembro), com swells que vêm principalmente do sul.
Tipo: Beach Break. Perfil: Ondas divertidas, com esquerdas e direitas. Funciona bem com diferentes marés. Melhor época: Março a novembro. Nível: Todos os níveis (ideal para surfistas intermediários). Destaque: Cenário popular entre surfistas viajantes, com infraestrutura de pousadas e escolas de surf.
Tipo: Reef Break. Perfil: Ilha com vários picos ao redor, incluindo ondas tubulares e rápidas. Direitas e esquerdas. Melhor época: Abril a outubro. Nível: Avançado. Destaque: Acesso só de barco. Clima de surf camp isolado.
Tipo: Reef e Beach Break. Perfil: Várias opções de picos, incluindo ondas tubulares e seções longas. Melhor época: Maio a novembro. Nível: Intermediário a avançado. Destaque: Pouca crowd, vibe tranquila e selvagem.
Tipo: Point Break (Direita longa). Perfil: Uma onda longa, perfeita para manobras. Melhor época: Maio a outubro. Nível: Avançado. Destaque: Área remota, acesso por barco. O Caribe panamenho tem sua melhor temporada de surf durante os meses de dezembro a março, com swells vindos do Atlântico Norte.
Picos famosos:
Ponto principal: Wizard Beach. Tipo: Beach break. Perfil: Ondas rápidas e com força. Destaque: Acesso de trilha ou barco. Bem roots.
Tipo: Reef Break. Perfil: Direita sobre fundo de coral, divertida e com sessões rápidas. Melhor época: Inverno caribenho (dezembro a março). Nível: Intermediário
Assine nossa newsletter e receba novidades exclusivas.
Nossa equipe entrará em contato para confirmar o pagamento.