MACHU PICCHU & REGIÃO
Após uma noite mal dormida, algumas horas de avião e uma conexão em Lima, chegamos em Cusco. Uma das principais cidades turísticas do Peru e não é difícil gostar desse local histórico, apesar de sua idade, Cusco mescla a modernidade de excelentes hotéis, lojas de souvenires, restaurantes e bares, além de seus tradicionais pontos turísticos como Plaza de las armas, a Catedral Maior, o bairro colorido de San Blas entre outros.
Localizada quase 3500 metros acima do nível do mar, Cusco guarda construções coloniais de estilo barroco andino erguidas sobre restos de edificações incas, como é o caso de quase todas as igrejas, observadas por milhares de visitantes de todos os cantos do planeta. O chá da folha de coca é algo super comum nessa região devido a altitude e realmente ajuda, pode acreditar.
Seguindo adiante, sentido Vale Sagrado nos Andes peruanos, estaremos rodeados por diversos rios – sendo o principal o Urubamba – e vales povoados por vilarejos indígenas locais com diversos monumentos arqueológicos.
Nessa região você passará por cidades como Pisaq, onde tem o melhor mercado para lembranças locais, e Ollamtaytambo onde sai o trem sentido Águas Calientes que leva aproximadamente 2 horas de viagem. Chegando em Águas Calientes – um belo rio corta a cidade ao meio – ou Machu Picchu Pueblo, a cidade carrega os dois nomes, se espera por alguns minutos até a saída do minibus até a Cidade Perdida, a famosa Machu Picchu. Vale ressaltar que passar uma ou duas noites em Águas Calientes pode ser uma boa opção pois tem excelentes restaurantes e bares, o lugar tem uma vida noturna bacana.
Votando a Cusco é sugerido um passeio de um dia inteiro a Rainbow Mountain, um fenômeno natural de areias coloridas em montanhas, não costuma sair caro e se consegue fechar localmente com facilidade. A sugestão de quantidade de dias para quem viaja para essa região do Peru é de uma semana, visando claro uma viagem rápida e barata.
Quer saber mais? Fale conosco e passaremos muito detalhes fundamentais para que sua viagem seja perfeita.
Rogério Ruffo – Consultor de viagens.