Fala pessoal, sou Renato da TRAVEL S/A, no final do ano passado iniciei meu sonho de fazer um intercâmbio para estudar Inglês e viver uma experiência nova junto com a minha namorada, longe da nossa zona de conforto, amigos e familiares. Atualmente estamos morando na capital do estado de Victoria, Melbourne, na Austrália.
Melbourne está localizada ao sul do País e é a segunda maior cidade da Austrália. Porque Melbourne? Eleita por 6 anos como a melhor cidade do mundo para se morar e a segunda melhor do mundo para estudantes. Rodeada de parques, museus e eventos ao ar-livre. Quando você chega aqui você se depara com toda a infra-estrutura que a cidade oferece aos seus moradores, uma cidade incrível, praticamente plana com sistema de transporte excelente, incontáveis opções de bares, cafés e restaurantes. Conhecida como a cidade que tem 4 estações em um único dia.
Um quesito que pesou bastante na escolha da cidade quando decidimos morar aqui foi o custo de vida um pouco mais baixo, comparado com Sidney, além de oferecer mais opções de empregos na área de hospitalidade. A Austrália tem o salário minimo mais alto do mundo. Alem disso, é muito fácil a locomoção pela cidade, o transporte publico é de ótima qualidade e o principal meio de transporte é a bicicleta.
Melbourne é uma baía, nas praias da cidade não tem surf e o principal esporte é o Kiteboard, pois o vento é intenso. Para ir surfar nas praias próximas o ideal é ter um carro. Na costa Sul do estado, na região de Torquay, está localizada uma das melhores e mais famosas direitas do mundo, em Bells Beach, que faz parte da perna Australiana do circuito mundial de surf. Bells Beach faz parte de uma rota que foi eleita diversas vezes como uma das estradas mais bonitas do mundo, a Great Ocean Road, que também abriga outras ondas da região como Jan Juc, Winkpop, Gibson Steps e Easter Reef. Além de ser um roteiro dos sonhos para quem deseja acampar ou viajar de motor home para conhecer todas as cachoeiras e trilhas que existem ao longo da rodovia até chegar no ponto mais famoso que são os 12 apóstolos (parada obrigatória). Ao Sudeste do estado, desde a saída de Melbourne até Mornington Península, você encontrara diversas opções de praias e point breaks pelo caminho, essa é outra grande vantagem do estado, qualquer ondulação e vento que encosta por aqui sempre vai ter alguma das inúmeras praias quebrando com condições perfeitas. Prepare-se para utilizar seu wetsuit pois mesmo no verão a água é gelada!
A grande novidade da cidade, com sua inauguração em meados de Fevereiro (que eu juro que eu só descobri depois de toda nossa viagem fechada), é a URBNSURF (piscina de ondas) localizada ao lado do aeroporto de Tullmarine (MEL) que é simplesmente um sonho para qualquer amante do surf ou qualquer pessoa que tem o desejo de aprender a surfar. Posso dizer que foi uma das melhores sessões de surf da minha vida, simplesmente por menos de AUD 70,00 você pode escolher se deseja surfar de meio a um metrão, pegar tubo ou não e se deseja esquerda ou direita. Com no máximo 12 surfistas por sessão, sem tubarão e com água morna, a URBNSURF é um programa imperdível aqui em Melbourne! Eu costumo chamar de Disneyland do surf.
Twelve apostles, (Great Ocean Road).
Hoje, 6 de Maio de 2020, estamos passando por um momento singular, com essa pandemia que atingiu o mundo todo e nos obrigou a ficar em lockdown com severas multas que partem de AUD 1.600,00 para quem descumprir as ordens do governo. Isso me impediu e ainda está impedindo mais jornadas pela terra dos Cangurus, mas em breve venho por aqui contar mais novidades sobre esse País que eu estou só começando minha experiencia.
Espero que gostem, e aconselho que venham passar férias ou temporada de estudos por aqui para entender o por que de tantas pessoas largarem tudo para viver nesse País tao acolhedor e que tem o surf no DNA!
Cheers mate!