A surf trip mencionada abaixo é de Setembro de 2011, uma experiência que literalmente mudou o rumo da minha vida.
Era minha primeira vez na Indonésia, destino mais desejado por todos os surfistas, iria passar 07 dias em Bali, 14 em Mentawai, 04 novamente em Bali e mais 02 em Singapura. Mas vamos nos apegar especificamente a Mentawai, que é e sempre será a cereja desse bolo localizado no Sudeste Asiático.
A ansiedade era enorme, talvez a mais intensa que já tenha vivido, com exatos 25 anos de idade a época, eu estaria prestes a vivenciar algo que muita gente leva uma vida para tentar conseguir e mesmo assim, muitos acabam não conseguindo. O sonho começava. Encontrei o grupo de clientes que navegaria comigo já em Padang, eram todos amigos de longa data e logo me enturmei, gauchada extremamente receptiva com o “agente de viagens intruso na barca”.
Chegando no aeroporto, a equipe do barco já nos aguardava para nos levar a um restaurante local, para que todos pudessem ser recebidos com um prato típico indonesiano junto a uma Bitang bem gelada e as boas-vindas no brasileiro Bruno Veiga, que seria nosso guia local/fotógrafo durante a viagem. Pensa num cara solicito e profissional, inclusive me inspirou para um trabalho futuro.
Fim de tarde fomos ao barco para passarmos a noite toda navegando sentido Mentawai. A chegada foi por Lances Right, se não for a melhor direita das ilhas, está no top 5, agora imagine você acordar e ser recepcionado por essa benção de Deus. Foram horas de surf até esgotar o físico de todos do grupo.
É muito comum ficar bem cansado nos primeiros dias pois são muitas horas de voos e navegação até a chegada ao destino final, além do fuso-horário. É essencial levar medicamentos básicos e principalmente para enjoos, durante as navegações mais longas como a de chegada e saída, dependendo das condições do mar, você poderá se sentir mal, mas acredite, mesmo que isso aconteça valerá a pena!
Daí em diante surfamos ondas como Macaronis, sem dúvidas a melhor onda das ilhas (na minha opinião), Lances Left, Thunders, Pit Stop, The Hole, entre outras, mas os mares mais clássicos foram em Ice Land, onde pegamos 7 pés sólidos de onda nessa esquerda massuda e potente, como mostram as fotos abaixo e a direita de Malakopa, uma onda não muito comentada, porém com uma perfeição ímpar.
Após isso subimos para a região de Playgrounds, localizado ao norte das ilhas, para reabastecimento do barco e término da trip, com ondas de cerca de 5 pés. Todos voltaram com muitas imagens e ondas perfeitas na bagagem, trip realizada com sucesso.
Como dito inicialmente, essa viagem me fez enxergar que realmente era isso que eu queria fazer como profissão, além de fazer o que amava, ainda estaria contribuindo com muitas outras pessoas de vivenciar tudo isso que acabava de experimentar além de lhes proporcionar a possibilidade de refletir, reconsiderar, perdoar, encontrar seu verdadeiro caminho, já que Mentawai é muito carente de sinal de internet. Isso faz você se desligar do mundo lá fora e ver mais sobre seu interior.
Assim que voltei ao Brasil decidi abrir minha própria empresa, Travel S/A, que hoje, com 12 anos de existência, segue com o mesmo foco de 2011, realizar sonhos alheios. Isso nos motiva!
Consultor de viagens – Rogério Ruffo.