Uma das ondas mais clássicas do mundo, Chicama, conhecida mundialmente como “la ola mas larga del mundo”. A viagem para Chicama partiu do aeroporto de Guarulhos onde os representantes da TRAVEL S/A estavam aguardando a todos para a partida do grupo, para dar todo auxilio e assistência para os passageiros, o aeroporto de chegada é em Trujillo região central do Peru, o aeroporto e bem pequeno e apertado, a partir de lá os traslados já estavam esperando para seguirmos aproximadamente uma hora e meia de viagem em direção ao distrito de Puerto Malabrigo que é onde fica localizado Chicama, o clima e o visual são de deserto, por estar localizada atrás da cordilheira dos Andes e ser banhada pelo Oceano Pacifico é uma região que raramente chove, por isso todo aquele deserto em volta da paisagem que fica com um visual sensacional.
A onda é muito divertida e proporciona que surfistas de todos os níveis possam se divertir e cansar a perna de tanto surfar, existem dois point breaks passando a pedra de Chicama que nos dias menores funcionam muito bem, nos dias clássicos da para ver as esquerdas vindo no horizonte e você com certeza vai pegar as esquerdas da vida. Viajar com o Gabriel Pastori que é um dos melhores free surfers da atualidade é muito bom, todos os toques e dicas dentro e fora do mar fazem toda a diferença ainda mais podendo treinar em uma onda perfeita como a de Chicama. Não da para aproveitar Chicama 100% sem o serviço dos boats que auxiliam toda vez que você pega uma onda para voltar para o outside. O hotel Chicama Boutique proporciona, uma equipe com todos os funcionários muito bem treinados e que fazem o melhor possível para seus hospedes, além de uma infraestrutura e gastronomia sensacional, a única da região, com serviço de massagem, piscina, academia, sauna, salão de jogos, e o pós-surf é certo que todos vão estar na jacuzzi relaxando e conversando sobre o dia de surf enquanto esperam a janta ficar pronta.
Essa região é conhecida por suas longas esquerdas e água fria, mas um long John 3.2mm segura tranquilamente, nos dias que o swell perdeu força a aproximadamente 50min de carro temos algumas opções como Huanchaco, Puemape e Pacasmayo que são ondas mais curtas que Chicama, mas normalmente quebra um pouco maior então para os que querem dar uma explorada na região, Huanchaco é o único lugar ali perto que você vai ter um centrinho para comprar algumas lembranças e artesanatos locais, tem um píer bem legal para tirar algumas fotos, vale a pena conhecer. A temporada de ondas vai de Março a Outubro.
Por Renato Mogadouro.