Ah… A Ilha dos Deuses. Impossível não se apaixonar por Bali. A única ilha hinduísta de toda a Indonésia é cercada de paisagens naturais de tirar o fôlego, muita cultura com danças, rituais e comidas típicas, templos em meio as montanhas, cachoeiras, hotéis incríveis com vista para o mar e para os campos de arroz e por último, mas não menos importante – ondas perfeitas para todos os níveis de surf espalhadas por diversas praias.
Bali é conhecida mundialmente pelo seu potencial no surf, mas nos últimos anos, a busca pelo lado de bem-estar intensificou-se e hoje em dia se tornou um destino concorrido de quem procura tranquilidade, retiros de yoga e meditação e alimentação natural. Bastou-se um filme famoso ser filmado na ilha para as pessoas procurarem Bali para praticar uma inesquecível aula de yoga em Ubud – interior de Bali, viajar para os templos ao norte do país e terem uma aula de hinduísmo com os locais e participar de rituais diários que são habituais por toda ilha.
É muito comum que toda faixada das casas pareçam como um Templo – todos os dias pela manhã eles acendem incensos e colocam uma oferenda aos deuses (muitas vezes compostas por alimentos como arroz, flores e cigarros) e toalhas quadriculadas que simbolizam yin & yang – todos os cantinhos têm muito significado.
A maior parte das atividades espirituais estão concentradas em Ubud e arredores, uma linda cidade do interior, cercada de muita natureza e com visuais incríveis para os famosos campos de arroz. Lá é possível encontrar diversas opções de escolas de yoga como a Yoga Barn, que ficou famosa por receber a Julia Roberts na gravação do filme Comer, Rezar e Amar.
Em Ubud você também vai encontrar centenas de centros de autodesenvolvimento como a Pyramids of Chi, que oferece rituais da lua cheia, sound healing, cerimônia do Cacau e meditações diárias, um must para quem busca esse tipo de atividade em Bali.
Alguns dos mais famosos Templos também estão localizados nessa região, não poderia deixar de citar o Pura Tirta Empul, também chamado como Templo das Águas Sagradas. O Templo é uma homenagem a Vishnu, o Deus da água, e os balineses acreditam que essas águas de fontes naturais possuam propriedades curativas e limpam o campo energético das pessoas. É muito comum ver muitos locais banhando-se nessas fontes e entregando sua fé naquele momento. Os balineses são de fato muito centrados a seus costumes e religião e é só estar atento a isso para vivenciar belíssimas cenas de devoção.
Aqui na Travel S/A nós oferecemos anualmente retiros para Bali – retiros focados em yoga e retiros focados em meditação. Sempre com um roteiro totalmente voltado a esse viés – autoconhecimento, espiritualidade, conexão com a natureza e cultura local. Nossos roteiros são exclusivos, pensados e executados com muito carinho e cuidado por uma equipe que trabalha daqui e de lá, nossos parceiros locais são confiáveis e nos oferece uma experiência única do começo ao fim. Se você tem vontade de participar de um retiro, entre em contato com a gente e faça parte dessa jornada.
Por Luana Boregio.