SOBRE A NICARÁGUA
É um país ainda pouco desbravado por surfistas e turistas, mas com um potencial muito grande. Ondas contam com a ajuda do vento terral praticamente o ano inteiro devido ao Lago Nicarágua e além do crowd ser quase zero. Seu povo apesar de ter uma história muito sofrida, são super receptivos com os estrangeiros.
A temporada de ondas vai de Março a Outubro, com muitas ondas tubulares de beach break, para surfistas de qualquer nível. O surf se divide em duas regiões diferentes: San Juan del Sur (Popoyo), localizado a 02h30 de carro da capital Manágua e León (Miramar) a 01h30 da capital Manágua. Sem dúvidas, você vivenciará a real cultura nicaraguense. Com seus vulcões, Lago Nicarágua, a colonial cidade de Granada e suas belíssimas praias do sul do país. Esse é o destino perfeito para quem busca paz e tranquilidade para reabastecer as energias.
PRINCIPAIS CIDADES:
MANÁGUA
Esta é a capital e a maior cidade da Nicarágua. A cidade está situada na região do pacífico nicaraguense. A população é de aproximadamente 2.132.087 e o povoado que originou essa região se chama Nahuatl. Manágua se tornou capital do país porque está entre as cidades de León e Granada, que a tempos atrás, disputavam esse cargo. No começo do seu surgimento, a cidade de Manágua era um vilarejo de pescadores indígenas e houve a movimentação para a sua independência em 1824. A cidade sofreu com a natureza, pois ocorreram vários terremotos nos anos 30 e nos anos 70 que devastaram várias partes da cidade, mas não destruiu o seu encanto.
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE:
- Puerto Salvador Allende;
- Antigua Catedral de Managua;
- Plaza de la Revolucion;
- The National Palace of Culture;
- Loma de Tiscapa;
- Catedral Metropolitana Inmaculada Concepcion de Maria;
- Estadio Nacional Dennis Martinez;
- Mezquita De Managua;
- Dennis Martinez Stadium.
SAN JUAN DEL SUR
Conhecida mundialmente por seus perfeitos beach break’s, essa região está localizada ao sul da Nicarágua, fazendo quase divisa com a Costa Rica. Devido o Lago Nicarágua, a grande maioria das ondas de San Juan quebram com vento terral o ano todo. A aproximadamente 02 horas da capital Manágua, é essencial a locação de um veículo 4×4 para se deslocar entre as praias.
Muitas vezes um guia local pode fazer toda a diferença em sua trip, algo que conseguirá facilmente direto no local ou no hotel que estiver hospedado. O pouco crowd também é uma das grandes vantagens desse destino, você não vai se arrepender de desbravar esse lugar!
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE:
- Mirador del Cristo de la Misericordia;
- Plaza del arte;
- La Flor Beach Natural Reserve;
- Parque de Aventura Las Nubes;
- Da Flying Frog Canopy Tours;
- Christ of the Mercy.
LEON
Deixando Manágua, a aproximadamente 01 hora e meia de carro, você chegará a essa região onde encontram-se diversos point’s de qualidade sem crowd e ótimos surf camps para se acomodar. Tudo que você precisa para ter férias inesquecíveis e uma estadia confortável antes e depois do surf.
Não é necessário ter um carro para rodar pela região, pois você terá acesso às ondas a uma curta distância e é comum os surf camps já oferecerem o serviço de barco para Puerto Sandino entre outros.
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE:
- Ruins of Leon Viejo;
- El Calvario Church;
- Church The Recollection;
- Iglesia San Juan Bautista de Subtiava.
GRANADA
A cidade de Granada é encantadora! Você irá perceber muitas cores, boa conservação e com uma arquitetura inspirada na europeia. Esta cidade está as margens do Lago Nicarágua e sua população é de aproximadamente 110.000 habitantes. Interessante também dizer que a cidade de Granada foi uma das primeiras cidades fundadas por europeus no continente americano.
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE:
- Avenia La Calzada;
- Parque Colón;
- Central Parque;
- Parque Xalteva;
- Malecon de Granada;
- Galeria de Arte Kaknes Granada;
- Old Railway Station.
COMO CHEGAR NA NICARÁGUA
Há a possibilidade de chegar na Nicarágua por terra, céu ou mar. Muitas conexões rodoviárias com os outros países da América Central e na questão aérea, pode-se chegar, vindo de outros continentes. As empresas que operam, tendo algumas escalas são: Copa, Avianca, Delta, Aeromexico, American Airlines, Latam e United.
A CULINÁRIA LOCAL
A culinária da Nicarágua é muito rica, pois a influência indígena é bem marcante. Nos pratos, você irá apreciar alimentos como milho, mandioca, cebola frita, pimenta, tomate, alho, farinha, arroz, feijão levemente queimado, laranja, mostarda, maionese, leite, queijo, baunilha, canela entre muitos outros.
OS PRINCIPAIS PRATOS TÍPICOS:
- Vigorón;
- Nacatamal;
- Quesillo;
- Banana Frita;
- Vaho;
- Índio Viejo;
- Repocheta;
- Gallo Pinto.
GEOGRAFIA
É o país mais vasto da América Central e possui uma área de aproximadamente 130.375 km². Faz fronteira com Honduras (ao norte), com a Costa Rica (ao sul), com o oceano pacífico (ao oeste) e com o mar do caribe (ao leste).
RELIGIÃO
Cristã / Sem religião / Ateu / Outras religiões.
FESTAS:
- Baile del Zopilote;
- Festa da Imaculada Conceição da Virgem Maria;
- Baile de Toro Huaco.
CLIMA/MELHORES ÉPOCAS:
O clima da Nicarágua é tropical e para o surf, as melhores épocas para viajar são entre os meses de março a outubro.
ONDAS E PICOS:
- Santana: Beach break com boas esquerdas e direitas com sessões por toda praia;
- Rosada: Esquerda de point break, fundo de pedras, com bons tubos;
- Iguana: Point break de direita, fundo de pedras e areia;
- Popoyo: É um dos picos mais populares da Nicarágua, point com fundo de pedras e areia;
- Popoyo Outer Reef: Point break de esquerda, forte e tubular. Muito procurada por profissionais em swells grandes;
- Miramar: Situado mesmo em frente de Miramar Surf Camp, esta é uma esquerda que quebra sobre um recife de rochas. A onda pode quebrar entre 03 – 09 pés, formando um tubo bem largo em seus dias épicos;
- Puerto Sandino: A esquerda mais conhecida dessa região, fundo de pedras, com bons tubos;
- The Pipes: Point break de direita e esquerda, fundo de rocha lisa. Essa é uma das ondas mais constantes da região e quebra com maré alta e baixa.
Ainda há várias praias completamente desertas com vários picos bons, o conhecimento dos guias do hotel pode ajudar muito e ser o diferencial em sua viagem.
CURIOSIDADES:
- O nome Manágua deriva de Mana-ahuac, o que significa “cerca da água” ou “cercado de água”, nome também do lago ao norte da capital;
- A cidade de Granada é considerada um dos 25 lugares do mundo que não se deve deixar de visitar. Sua arquitetura colonial e neoclássica são belas e bem conservadas;
- Se ouvir esta palavra “fritanga” pelas ruas, não se preocupe. Ela quer dizer: “lugar que há muitas frituras”;
- O esporte mais popular da Nicarágua é o beisebol;
- Há muitos vulcões e lagos, por isso o país é muito conhecido como a Terra dos Vulcões e Lagos.